Área Restrita
MENU

Home   >   Informações Online

Motivação | Como direcionar esforços para alcançar um objetivo















O gestor tem a responsabilidade de motivar as pessoas que estão próximas ou que fazem parte de sua equipe de trabalho, empreendendo seus esforços para o alcance dos objetivos corporativos.

Para esta conquista poderá observar aspectos práticos, tais como, o de ser um bom líder, trabalho em equipe, aprimoramento dos trabalhos, desenvolvimentos das pessoas, remuneração e ambiente saudável e seguro.

Um bom líder

Ser um bom líder pode ter um grande impacto positivo sobre as pessoas e os relacionamentos entre elas. A liderança pode ser adquirida com a compreensão das metas pessoais, do setor e da empresa, liderando como alguém que serve de exemplo, mantendo-os envolvidos em tudo o que fizer.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe tem um papel de importância vital na motivação das pessoas. Para liderar uma equipe é necessário identificar as características que levarão ao sucesso, de modo que todos tenham um grande objetivo a perseguir. É desejável, também, saber reconhecer os membros de sua equipe como indivíduos com desejos e necessidades diferentes, e tratá-los como tais, para empregar táticas para moldar a equipe a fim de manter, como resultado, um grupo eficiente e coeso.

Aprimoramento dos trabalhos

Os funcionários podem ser influenciados pelas pessoas com quem trabalham e pelo trabalho que estas pessoas realizam para a empresa. É necessário valorizar a importância que o prazer pelo trabalho desperta nas pessoas e ser capaz de avaliar os funcionários e suas funções para perceber até que ponto eles se adequam a elas.

Desenvolvimento das pessoas

No trabalho, todos querem se sentir realizados e mostrar que estão dando o melhor de si e que, na medida do possível, fazem avanços. A fim de obter isso, deve-se incentivar o aprimoramento de cada um dentro da equipe, ajudando cada um a definir seus padrões e metas pessoais. As equipes precisam de treinamento para que possam ter as habilidades e conhecimentos necessários para a execução das tarefas de modo apropriado.

Remuneração

Salários, bem como outros benefícios financeiros, podem incentivar as pessoas a trabalharem com mais empenho e melhor, ou desmotivá-las. Considere os níveis de salários de sua empresa para julgar se são satisfatórios. Há diferentes sistemas de pagamentos. Verifique seus prós e contras e veja o que de maneira geral, está sendo oferecido, levando em conta benefícios como seguro-saúde, planos de previdências etc.

Ambiente seguro e saudável

O ambiente de trabalho pode fazer com que as pessoas se sintam bem, ou desmotivá-las, caso não seja satisfatório quanto desejam. É necessário garantir condições de trabalho seguras e oferecer um ambiente saudável, de acordo com a legislação vigente, cumprindo as normas regulamentares referentes à saúde e a segurança no trabalho.